O futebol é considerado um dos esportes mais populares e praticados do mundo. Sua popularidade é graças a sua simplicidade e facilidade de jogar em qualquer lugar que tenha um espaço disponível.
O futebol surgiu, para alguns estudiosos, por volta de 2500 a.C e, de acordo com essa teoria, os soldados chineses jogavam uma partida que envolvia o crânio de seus inimigos. Porém, uma outra vertente estabelece que o esporte surgiu com a civilização Maia, onde dois grupos tinham por objetivo acertar um aro fixo.
A história do futebol é diferente em vários países, como na China Antiga, onde era jogado por militares chineses com bolas de couro e, no Japão Antigo havia partidas com um jogo chamado Kemari e eram jogadas com bolas feitas de fibra de bambu.
Essas tentativas são vistas como uma forma de jogar o esporte originado na Inglaterra no século XIX. Na Inglaterra, ocorreu a primeira demonstração do que seria o futebol e ocorreu na cidade de Chester. No século XIX os clubes ingleses, por meio de seus representantes, fundaram a The Football Association que redigiram as treze regras iniciais do futebol influenciando esse esporte até hoje. O futebol também tem origem na Itália, por volta do século XVI, com o nome de 'giuoco di calcio' e era jogado uma vez por ano.
Nessa época, o futebol era um esporte muito prestigiado pelas elites e camadas importantes da sociedade. Com sua característica recreativa, ele passou a fazer parte da vida dos operários e foram criados vários times nessa classe.
Com o tempo, começaram a ser criados campeonatos assistidos por torcedores cada vez mais aficionados. Com grande aceitação, os times começaram a contratar jogadores com maior habilidade e investir em infraestrutura, ou seja, descobriram o caráter comercial do futebol.
O futebol só começou a ser profissionalizado em 1885 e, no ano seguinte, foi criada na Inglaterra, uma entidade que tinha por objetivo estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário: era a International Board, que até hoje regula jogos pelo mundo e é conveniado à FIFA.
Já em 1987, uma equipe inglesa chamada Corinthians, realizou uma excursão em países fora da Europa, o que contribuiu para promover o esporte em diversas regiões do mundo. Em 1888, foi criada a 'Football League', que tinha como principal objetivo organizar torneios e campeonatos.
A FIFA (Federação Internacional de Futebol Association) foi fundada em 1904, por quatro amigos que queriam promover jogos pelo mundo e até hoje é responsável por organizar os grandes campeonatos de futebol no mundo.
Esses amigos eram Jules Rimet ( que deu nome à taça que foi dada ao primeiro campeão mundial), C.A.W. Hirschman, Henry Delaunay e Robert Guérin. Guerín foi o primeiro presidente da entidade e comandou a FIFA de 1904 a 1906. Os primeiros países associados à FIFA foram a Bélgica, Espanha, Dinamarca, França, Países Baixos, Suécia e Suíça.
Atualmente, além da Copa do Mundo, a FIFA organiza campeonatos de clubes, como por exemplo, a Copa Libertadores da América, Copa da UEFA, Liga dos Campeões da Europa, Copa Sul-Americana e outros.
A competição foi criada em 1928, por Jules Rimet, que estava no comando da FIFA e surgiu como consequência do Torneio Olímpico de Futebol em 1924. A primeira edição teve 13 seleções convidadas pelo órgão e não participaram de eliminatórias, como é feito atualmente. Entre 1942 e 1946, a Copa do Mundo foi suspensa devido à Segunda Guerra Mundial. Ela é considerada o segundo maior evento esportivo do planeta.
O Brasil foi escolhido como sede, em 1950, por não ter sido atingido pela guerra e vários países desistiram das partidas por esse fato. O país sediou a Copa do Mundo em 1950, após 12 anos de pausa por causa da Segunda Guerra Mundial. Participaram 13 seleções e para receber o evento foi construído o maior estádio do mundo, o Maracanã.
As partidas não tiveram a participação da Argentina, que desejava sediar a Copa, mas não conseguiu ser anfitriã. O Brasil chegou à final e apenas um empate daria o título ao Brasil. Os brasileiros perderam por 2x1, em uma partida que ficou conhecida como “maracanaço”. O excesso de otimismo e a festa que antecedeu a final podem ser a explicação para a derrota brasileira. Depois dessa inesquecível derrota, o uniforme branco foi substituído pelo amarelo.
A Copa do Mundo não é apenas um evento esportivo. Envolve questões políticas e financeiras e mexe com a economia do país que sedia os jogos. Dessa forma, a escolha do país-sede é feita com muita antecedência para a segurança contra possíveis cancelamentos.
O Brasil é o único que participou de todas as Copas do Mundo, sendo que a primeira foi disputada no Uruguai, em 1930, e a última na África do Sul, em 2010. Foi campeão 5 vezes: na Suécia, em 1958; Chile, em 1962; México, em 1970; Estados Unidos, em 1994 e na Coreia do Sul e Japão, em 2002.
Os clubes que mais levaram craques para a seleção brasileira foram o Flamengo, o Internacional e São Paulo, com uma demanda enorme de talentos. Juntos, os três times possuem 84 convocações para a seleção canarinho (dados de 2010).
O Uruguai foi escolhido para ser a sede da primeira Copa do Mundo, porque tinha um futebol prestigiado e havia sido campeão olímpico por duas vezes. Jules Rimet, em 1929, solicitou a um artesão em Paris que confeccionasse uma taça que por decisão do Congresso da FIFA, levaria seu nome. O troféu representava uma Vitória alada, feita com de ouro puro e aos seus pés, começaram a ser gravados os campeões mundiais até 1970.
O Brasil ganhou a posse definitiva da taça em 1970, pois conquistou o tricampeonato. A taça desapareceu da sede da CBF, em 1983, e em janeiro de 1984, descobriram que ela havia sido derretida no dia seguinte ao roubo. Como o Brasil conquistou o direito de ficar com a taça, a FIFA solicitou a confecção de uma nova e o projeto vencedor foi do milanês Silvio Gazzaniga.
A nova taça, chamada de Copa Mundial, simboliza a força das disputas no esporte e mostra dois atletas segurando o globo terrestre. Ao contrário da Julius Rimet, ela não fica em definitivo em nenhum país. O vencedor fica com a original por 4 anos e depois recebe uma réplica que poderá ficar em definitivo.
A vigésima edição da Copa do Mundo, em 2014, teve como país-sede o Brasil. O evento foi disputado entre 12 de junho e 13 de julho e sagrou a Alemanha como campeã mundial. A última vez que a Copa do Mundo tinha ocorrido na América do Sul foi em 1978, na Argentina. Em outubro de 2007 a FIFA anunciou o Brasil como país-sede para a Copa do Mundo.
Em maio de 2009 foram escolhidas as cidades-sede da Copa 2014 entre os 27 estados brasileiros. Inicialmente seriam escolhidas 10 cidades-sede, mas o Brasil pleiteou junto a FIFA a escolha de 12 cidades. Depois disso, cada cidade começou a estabelecer reformas de mobilidade urbana para melhorar a oferta de estádios, hotéis, transporte público e serviços.
Em junho de 2012, foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff a Lei Geral da Copa que é a legislação para assegurar os compromissos do governo brasileiro com a FIFA. Essa lei foi deliberada no Congresso Nacional e na Câmara dos Deputados durante um longo período, pois diversos pontos foram colocados em discussão. Um dos temas mais polêmicos e discutidos foi a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. A lei falava sobre outros temas como a gratuidade dos ingressos, meia-entrada e aeroportos.
*Foto oficial extraída do site oficial da Copa 2014.
Os empresários também são conhecidos como agentes e procuradores e defendem os interesses do jogador. São os intermediários para a transferência de um atleta e passaram a ser os maiores beneficiados com a venda de jogadores, passando, inclusive, por cima dos interesses do atleta do clube e da Lei Pelé. Os empresários vivem de comissões, que podem chegar a 5% sobre possíveis transferências e faturam com a venda milionária de cada jogador que representam.
Praticamente todos os jogadores de futebol possuem um empresário. Por contrato, eles têm direito a uma parte dos lucros dos atletas e participação nas negociações dos atletas que eçes representam. Após se habilitarem na FIFA (Federação Internacional de Futebol), eles abrem um escritório e começam o trabalho de boca a boca para atrair atletas. Uma forma de acelerar o processo são as amizades com dirigentes e um eficiente trabalho de divulgação. A CBF abre concurso para novos agentes e mantém em seu site os nomes de empresários oficiais.
O jogador somente pode assinar contrato de vínculo com um clube a partir dos 16 anos. Muitas pessoas se apresentam a pequenos jogadores com propostas irrecusáveis e ofertas de dinheiro. O atleta deve ficar atento apenas no custo oferecido pelo clube.
Se um jogador tiver um contrato para a profissionalização, somente assim um empresário deve ser contratado para que possa negociar salários, participação e garantir as melhores condições para o jogador. Apesar do grande número de empresários, alguns jogadores preferem delegar suas carreiras a seus familiares, que têm o dever de geri-las.
Os olheiros observam tudo no campo e fora dele em busca de um novo talento pra levar para um grande clube. Eles acompanham os jogos da base nos três principais campeonatos do país para jovens talentos: a Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior, a Copa São Paulo e o Campeonato Brasileiro Sub-20. Para os olheiros, o ponto principal que deve destacar em um jovem jogador não é sua técnica ou a visão de jogo e sim a paixão demonstrada em campo.
A paixão acarreta qualidades como empenho em campo e sua dedicação nas partidas. O jogador deve demonstrar disposição e dinamismo para driblar as dificuldades de cada jogo e que possam ajudar sua equipe. Quando os olheiros comparecem nas partidas, os jogadores jogam contra o tempo para dar o máximo de si e mostrar os seus aspectos positivos.
Há um ranking de olheiros do futebol de base brasileiro, em que são avaliadas, principalmente, as conquistas de títulos nos times de base ou sua classificação no campeonato. São avaliadas também as competições, resultados recentes e peso das competições. Os torneios avaliados pelo ranking são: Copa São Paulo de Juniores, Campeonato Brasileiro Sub-20, Taça Belo Horizonte de Futebol Júnior, Estaduais de Juniores, Copa Santiago de Futebol Juvenil, Copa 2 de Julho, Copa Promissão, Copa Brasil Sub-17, Efipan, Torneio de Londrina Sub-15 e Torneio de Votorantim Sub-15. Entretanto, o campeonato de base mais importante é a Copa São Paulo de Juniores, que está na 42° edição e conta com times de base de diversos times brasileiros.