logo2.jpg











Brasil na Copa do Mundo
Jogo de futebol
A competição foi criada em 1928, por Jules Rimet, que estava no comando da FIFA e surgiu como consequência do Torneio Olímpico de Futebol em 1924. A primeira edição teve 13 seleções convidadas pelo órgão e não participaram de eliminatórias, como é feito atualmente. Entre 1942 e 1946, a Copa do Mundo foi suspensa devido à Segunda Guerra Mundial. A Copa do Mundo é considerada o segundo maior evento esportivo do planeta.

O Brasil foi escolhido como sede, em 1950, por não ter sido atingido pela guerra e vários países desistiram das partidas por esse fato. O Brasil sediou a Copa do Mundo em 1950, após 12 anos de pausa por causa da Segunda Guerra Mundial. Participaram 13 seleções e foi construído o maior estádio do mundo, o Maracanã.
 
As partidas não tiveram a participação da Argentina, que desejava sediar a Copa, mas não conseguiu ser anfitriã. O Brasil chegou à final e o empate daria o título ao Brasil. Os brasileiros perderam por 2x1, em uma partida que ficou conhecida como “maracanaço”. O excesso de otimismo e a festa que antecedeu a final podem ser a explicação para a derrota brasileira. Com a derrota, o uniforme branco foi substituído pelo amarelo.

A Copa do Mundo não é apenas um evento esportivo. Envolve questões políticas e financeiras e mexe com a economia do país que sedia os jogos. Dessa forma, a escolha do país-sede é feita com muita antecedência para a segurança contra possíveis cancelamentos.
 
O Brasil é o único que participou de todas as Copas do Mundo, sendo que a primeira foi disputada no Uruguai, em 1930, e a última na África do Sul, em 2010. Foi campeão 5 vezes: na Suécia, em 1958; Chile, em 1962; México, em 1970; Estados Unidos, em 1994 e na Coreia do Sul e Japão, em 2002.

Os clubes que mais levaram craques para a seleção brasileira foram o Flamengo, o Internacional e São Paulo, com uma demanda enorme de talentos. Juntos, os três times possuem 84 convocações para a seleção canarinho (dados de 2010).

Taça Jules Rimet


O Uruguai foi escolhido para ser a sede da primeira Copa do Mundo, porque tinha um futebol prestigiado e havia sido campeão olímpico por duas vezes. Jules Rimet, em 1929, solicitou a um artesão em Paris que confeccionasse uma taça que por decisão do Congresso da FIFA, levaria seu nome. O troféu representava uma Vitória alada, feita com de ouro puro e aos seus pés, começaram a ser gravados os campeões mundiais até 1970.

O Brasil ganhou a posse definitiva da taça em 1970, pois conquistou o tricampeonato. Desapareceu da sede da CBF, em 1983, e em janeiro de 1984, descobriram que a taça havia sido derretida no dia seguinte ao roubo. Devido ao Brasil ter conquistado o direito de ficar com a taça, a FIFA solicitou a confecção de uma nova e o projeto vencedor foi do milanês Silvio Gazzaniga.
 
A nova taça, chamada de Copa Mundial, simboliza a força das disputas no esporte e mostra dois atletas segurando o globo terrestre. Ao contrário da Julius Rimet, ela  não fica em definitivo em nenhum país. O vencedor fica com a original por 4 anos e depois recebe uma réplica que poderá ficar em definitivo.
 

Copa 2014


 

Logo oficial da Copa 2014

 

A vigésima edição da Copa do Mundo, em 2014, terá como país-sede o Brasil. O evento será disputado entre 12 de junho e 13 de julho. A última vez que a Copa do Mundo ocorreu na América do Sul foi em 1978 na Argentina. Em outubro de 2007 a FIFA anunciou o Brasil como país-sede para a Copa do Mundo.

 

 

 

Foto oficial extraída do site oficial da Copa 2014.

 

Em maio de 2009 foram escolhidas as cidades-sede da Copa 2014 entre os 27 estados brasileiros. Inicialmente seriam escolhidas 10 cidades-sede, mas o Brasil pleiteou junto a FIFA a escolha de 12 cidades. Depois disso, cada cidade começou a estabelecer reformas de mobilidade urbana para melhorar a oferta de estádios, hotéis, transporte público e serviços.


Em junho de 2012 foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff a Lei Geral da Copa que é a legislação para assegurar os compromissos do governo brasileiro com a FIFA. Essa lei foi deliberada no Congresso Nacional e na Câmara dos Deputados durante

 

 

 

 

 

Empresário de Futebol   <<--  Brasil na Copa do Mundo  -->>  Regras de Futebol